quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Neste Domingo Rappel na Ribeira e Paque dos Falcões


Um sítio localizado na Serra de Itabaiana, a 50 km de Aracaju e que abriga o Parque dos Falcões. São centenas de aves, dentre elas corujas, pombos, gaviões e falcões, no único lugar do Brasil que tem autorização do IBAMA para criação de aves de rapina e onde é possível o chamado turismo de observação.


Situado em uma área de aproximadamente 3.500 km², o parque, que é mantido atualmente por uma ONG, foi criado em 2000 por José Percílio Costa, um homem que dedica sua vida aos cuidados e preservação das aves e do local. Antes de sua criação a área estava devastada, com a vegetação ciliar destruída e grandes erosões nas margens dos rios.


Hoje, grande parte foi recuperada e o reflorestamento continua, uma vez que fomentar a preservação da flora da Serra de Itabaiana é um dos objetivos dos mantenedores. No parque é realizada a reprodução das aves em cativeiro, sem que, no entanto, haja qualquer interesse comercial, apenas o de repovoamente em áreas onde há desequilíbrio ecológico no que diz respeito às aves de rapina. Chama a atenção ainda a forma como é tratada a relação homem-animal, uma vez que são estimuladas a proximidade e a confiança.


Além de um belíssimo passeio, conhecer o Parque dos Falcões é uma lição e tanto sobre a vida...

Nenhum comentário: