terça-feira, 17 de junho de 2008

O que é Mountain Bike


A expressão mountain bike traduz-se literalmente como bicicleta de montanha. É o tipo de bicicleta utilizada para a prática do Mountain Biking - comumente abreviado como MTB, modalidade de ciclismo onde o objetivo é transpor percursos fora de estrada como trilhas em montanhas, fazendas, estradas de terra etc.


As bicicletas tipo mountain bike diferem das tradicionais bicicletas de estrada em diversos aspectos como os pneus mais largos que absorvem impactos de forma mais eficiente e oferecem maior aderência em terrenos acidentados; amortecedores, para reduzir os impactos e permitir maior controle sobre a bike; quadros mais reforçados para resistirem aos saltos e quedas; guidão mais alto para permitir um posição menos inclinada e mais confortável para o ciclista; aros normalmente de tamanho 26” em vez dos aros 700 mm do ciclismo de estrada, além de serem reforçados com uma parede dupla e relações de marchas maiores e mais leves.


Em meados da década de 50, alguns ciclistas procurando novos desafios foram parar nas montanhas da Califórnia, concebendo uma nova modalidade, diferente das tradicionais competições de estrada.Segundo a lenda foi um estudante universitário californiano chamado James Finley Scott quem primeiro modificou sua bicicleta de maneira a criar um protótipo do que temos hoje.


Porém, somente nos anos 70, quando Charles Kelly, Jobst Brand, Gary Fisher e outros ciclistas começaram a freqüentar as trilhas das montanhas da Califórnia, despencando morro abaixo com suas bicicletas com quadro cruizer, pneus mais largos e freios mais eficientes foi que o esporte obteve mais expressão.A primeira bicicleta produzida em larga escala para a prática do mountain biking foi a Specialized Stumpjumper em 1981, fazendo com que o esporte evoluísse mais e atraísse mais adeptos. Mas, apesar disso, o MTB continuou sendo tratado como modismo passageiro e recreativo e não era visto com seriedade até que, em 1990, foi reconhecido pela União Ciclística Internacional (UCI) e, lentamente a visão com relação ao esporte foi sendo mudada. Ainda em 1990, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Mountain Bike na cidade de Purgatory, no estado do Colorado – Estados Unidos, atraindo um público de aproximadamente 30.000 pessoas.


O Mountain Biking cresceu e evoluiu em vários aspectos e os praticantes da modalidade ficaram cada vez mais competitivos, tornando o esporte reconhecido em todo o mundo, estreando nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, com disputas nas categorias masculina e feminina. França, EUA, Canadá e Austrália são hoje fortes rivais na modalidade.


O MTB é um esporte que requer resistência física, destreza e auto-suficiência, sendo muito comum a sua prática em locais isolados o que torna o aspecto auto-suficiência importante, portanto é aconselhável que o ciclista tenha noções de mecânica para efetuar pequenos reparos e portar sempre as ferramentas básicas necessárias além de câmara de ar reserva.


Agora chega de conversa fiada e vamos pedalar.

Postado por Bike Sem Limites no Bike Sem Limites em 6/15/2008

2 comentários:

kmila_india disse...

Aê galera dos peregrinos, postem logo a programação para o mês de julho!!! as Férias precisam de aventura urgente!!!

Bike Sem Limites disse...

Olá, galera do Peregrinos.
Fiquei muito satisfeito em ver publicada uma matéria do meu blog www.bikesemlimites.blogspot.com.
Um abraço.
Claudio.