quarta-feira, 26 de março de 2008


HISTÓRIA DO RAPPEL

A técnica do rappel foi “inventada” em 1879 por Jean Charlet-Stranton e seus companheiros Prosper Payot e Frederic Folliguet durante a conquista do Petit Dru, paredão de rocha que lembra um obelisco, coberto de gelo e neve, perto de Chamonix.


Ele descreve os momentos do nascimento do Rappel da seguinte forma, descendo depois da conquista do cume:
“Não era cômodo para os dois primeiros e difícil para o último (...) eu enrolava a minha corda em volta de uma saliência da montanha, e por outro lado, eu a tinha vigorosamente fechada em minha mão, pois se ela viesse a escapar de um lado ela seria retida do outro. Enfim, o segundo, uma vez descido, era necessário que o último fizesse sozinho a descida perigosa. Assim eu procedia:
Se uma saliência me permitia eu passava a corda dupla em sua volta, eu lançava à meus dois companheiros abaixo as duas pontas que eles deviam ter nas mãos antes que eu começasse a descer. Quando eu era avisado que eles tinham as pontas da corda em mãos eu começava a deslizar suavemente ao longo da rocha segurando firmemente a corda nas duas mãos. Eu era recebido pelos meus dois companheiros que deviam me avisar que eu havia chegado a eles, pois nem sempre era possível ver o que havia debaixo de mim.


Descendo de costas eu me ocupava unicamente em segurar solidamente a corda com minhas duas mãos, sem ver onde eu iria abordar.


Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim (je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle....). Em duas ocasiões nós tivemos que renunciar a tentativa de recuperá-la, ela estava presa em fendas nas quais a corda penetrou muito profundamente.


Neste dois lugares, pude estimar, deixamos 23 m de corda.


Imaginem a descida sendo feita em uma corda de fibra natural, molhada depois do contato com o gelo e raspando pelas rochas e sem freios mecânicos... assim é feito o desenvolvimento de técnicas, com coragem e experimentação (mesmo sendo um absurdo em termos de conhecimentos atuais) pagando, obviamente, às vezes, com a própria vida.

Muitos, antes de nós, pagaram este preço para chegarmos onde hoje estamos, portanto o mínimo de consideração que podemos ter é aproveitar estes conhecimentos e não repetirmos os mesmos erros.


Rappel é, na verdade, a técnica de recuperar a corda para que ela possa ser novamente utilizada no processo de descer de uma escalada. Bom Rappel (denominação consagrada pelo uso) para todos, seja ele técnica, esporte ou qualquer outra coisa .... aproveitar a natureza e fazer amigos é o objetivo de qualquer atividade de lazer de forma segura.

Pratique Rappel- Seja um Peregrino.

Nenhum comentário: