sexta-feira, 28 de março de 2008

Mochilas - COMO ESCOLHER SUA COMPANHEIRA: A MOCHILA

Escolha uma mochila que supra a sua necessidade mais costumeira.
O tamanho certo pra sua mochila depende do seu tipo de caminhada:
Minimalista ou precisa ter “tudo”. Se sentir confortável é o mais importante.
Utilize sacos e rolinhos para organização interna.
Tenha sempre uma capa para proteger sua mochila e seus equipamentos da chuva.
Use “paches” e “bottons” para personalizar e identificar sua mala. Leve sempre mini mosquetões presos à mochila para prender volumes inesperados.
BÁSICOAs mochilas acomodam a maioria da sua carga na parte mais eficiente do corpo: as costas. A maioria tem sistemas de acolchoamento, alças anatômicas para os ombros, tiras de regulagem múltiplas, tira peitoral e barrigueira acolchoada. A estrutura ajustada ao corpo confere mobilidade e liberdade aos movimentos.
CAPACIDADES E PESOSA capacidade das mochilas é medida em litros.
Algumas mochilas têm colares e outros artefatos que permitem a expansão da capacidade e o peso pode variar em função disto.

Ultrapassar o peso indicado pode forçar as costuras e diminuir a durabilidade da mochila.




Até 15 litros: Hidratação, fast run e bike.

15 a 25 litros: Um volume espaçoso para o dia a dia e suficiente para pernoite sem excessos.

25 a 40 litros: O tamanho ideal para um final de semana.

40 a 60 litros: Pode acomodar volume de uma viagem de 3 dias à 1 semana.

60 ou mais litros: Tamanho expedição, Ideal para viagens de mais de uma semana. É também uma opção para quem carrega toda a bagagem como barraca, suprimentos, baterias, para todo o grupo. É utilizada para os “mochilões”.

O máximo sugerido é de 85 a 90 litros. Se a preferência é por utilizar pouco peso, desça uma categoria. Quando a tentação de comprar um tamanho maior é grande é preciso cautela.

Não compre uma mochila muito grande se realmente não precisar, pois a tendência é levar carga desnecessária e um modelo compacto sempre confere mais praticidade.

AJUSTE:

Muitas mochilas podem ser facilmente ajustáveis via sistemas de suspensão. Este é um benefício importante para o conforto, embora alguns praticantes de caminhada prefiram as sem ajuste por serem mais leves.

DICAS DE SAÚDE

Use sempre as duas alças nos ombros, e garanta que a barrigueira está ajustada.Flexione os joelhos quando for levantar a mochila.Carregue os itens mais pesados embaixo, próximos à cintura e limite o peso da mala a 10-15% do seu peso corporal. Se a carga for maior, use rodinhas.
Nunca carregue sua mochila na parte da frente do corpo, pois além da perda de mobilidade a coluna sofre desgaste extra.

Nenhum comentário: